Quando o Corpo de Bombeiros exige para-raios

QUANDO O CORPO DE BOMBEIROS EXIGE PARA-RAIOS

Antes de mais nada gostaríamos de dizer que para nós é uma imensa satisfação compartilhar com você esse conteúdo técnico e desde já nos colocamos à disposição para auxilia-los seja na parte de projetos, obras ou consultorias. Conte conosco

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas popularmente conhecido como para-raios, e uma das exigências do corpo de bombeiros de acordo com ABNT segundo a Norma vigente NBR 5419, para algumas edificações, pois os efeitos das descargas atmosféricas, podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.

O Corpo de Bombeiros do estado do Rio de janeiro exigirá para-raios nos seguintes casos.

I – Edificações e estabelecimentos industriais ou comerciais com mais de 1500m² (um mil e quinhentos metros quadrados) de área construída;

II – Toda e qualquer edificação com mais de 30m (trinta metros) de altura;

A altura adotada para o SPDA terá como referência o nível do piso do pavimento térreo (cota da soleira da porta de acesso) e o teto do último pavimento (técnico, CMI, CME e similares). A elevação do duto das escadas enclausuradas à prova de fumaça ou lixeiras, assim como, reservatório superior, não serão computados para dimensionar tal altura.

III – Áreas destinadas a depósitos de explosivos ou inflamáveis;

IV – Outros casos, a critério do corpo de bombeiros, quando a periculosidade o justificar.

De acordo com a NBR 5419/2015 a parte 2, cita os cálculos da necessidade de SPDA, em edificações residencial, comercial, industrial e agrícola no país, levando em considerações: a finalidade do espaço, a quantidade média de raios na Região, o tipo de material da construção, o volume de pessoas e as dimensões de cada edificação (altura x comprimento x largura).

É importante ressaltar que o SPDA apesar do nome popular para-raios, não para o raio, não atrai raios e nem evita que o raio caia.

Compartilhe Esse Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Posts Recentes
Sparta Engenharia de Incêndio

Criada em dezembro de 2014, a Sparta Engenharia de Incêndio atua no ramo de segurança contra incêndio e pânico com a nobre missão de proteger bens e vidas através do meio mais inteligente e eficaz, a prevenção.

Fale Conosco

Clique no botão abaixo e fale agora com um de nossos profissionais

Já vai?

Deixe-nos,
Ajudar você!

CLique no Link abaixo

Você será direcionado para um de nossos profissionais, que estarão ansiosos para te ajudar da melhor forma possível.